#senna20anos #SennaSempre

20 Anos Depois Senna Vive!

30.4.14Andy Santos



Como o tempo voa, em 1º de Maio de 2014 completam-se 20 anos que Ayrton Senna nos deixou. Duas décadas em que perdemos senão a nossa maior referência esportiva. Entretanto, graças a uma carreira bem construída aliada a um bom grupo assessorando, a marca Senna continua viva e carismática, um fenômeno mundial que faz relembrar constantemente a memória do tricampeão, dando às vezes a sensação de que ele ainda está fisicamente conosco.

Senna teve ótimos atributos para virar o eterno mito, para muitos o maior piloto de todos os tempos. Como citado antes, uma boa equipe de marketing contribuiu para manter a memória, exemplos são o Instituto Ayrton Senna e o site ayrtonsenna.com.br. Vamos separar em tópicos, cada parte que ajudou a formar essa marca global. 

1- Bom moço
Para se formar um herói e uma marca forte o cara tem que ter boa conduta, se vestir bem, ter o rosto jovial, bonito e sorridente. Ayrton Senna era isso, sua imagem por si só conquistava e muito. Nelson Piquet foi tão campeão e bom piloto quanto Senna na Fórmula 1, porém ele mesmo não quis se moldar essa imagem heróica e digamos, midiática.

2 - As vitórias
Em 10 anos na Fórmula 1 conquistou 3 campeonatos, 41 vitórias, 80 pódios e 65 pole positions. Todos querem consumir algo ou alguém que está por cima, que vence, Senna se fez assim, vencia, e agressivamente. É o que o mundo adorava, principalmente os brasileiros, no qual o lema é "o segundo lugar é primeiro dos últimos"

3 - Garra e patriotismo
Ayrton foi um piloto que dava 100% de si ao seu trabalho, era concentração, garra, fome de vencer, se entregava de corpo e alma quando se juntava ao carro. E quando terminava esse trabalho, vencendo geralmente, empunhava a bandeira do país natal, mostrando ao mundo que o Brasil também vencia e tinha valores.

4 - O grande diferencial: dirigir na chuva
O tricampeão mundial tinha o talento indiscutível e mais, o diferencial que o destacava dos seus oponentes. Dirigir na chuva para ele era algo normal e conseguiu assim grandes vitórias. Não era o único que sabia dirigir em pista molhada, mas se aproveitara bastante dessas condições.

5 - Capacete e carros com design destacado
Syd Mosca desenhou o capacete de Senna, é responsável pelo que podemos dizer "o carimbo" do campeão, com cores do Brasil, sendo o amarelo bem forte como base e traços em verde e azul. A intenção era que Ayrton fosse identificado à distância, e o objeto virou o seu símbolo mais forte. Além de tudo correu por duas das mais tradicionais equipes da F1, Lotus e McLaren. E por obra do destino (e patrocinadores) os carros também fizeram parte dessa simbologia. A Lotus preta e dourada (top 3 de carros mais lindos da História) e a McLaren branca e  vermelha eram emblemáticos e contribuíram bastante para a ascensão de Senna e são tão inesquecíveis quanto ele.


Senna é o que é, o herói das manhãs de domingo, o cara que deu alegria ao Brasil que entrava rumo à democracia, o campeão que povoou e povoa a mente de pessoas do mundo inteiro que passam o espírito de garra e vitórias do mito adiante. E assim Ayrton nunca morrerá.  



O campeão, mirando mais uma vitória
Sorriso, boa pinta, conduta correta, atributos de Senna para ser heroi nacional
Alain Prost, maior rival nas pistas, parte importante na história do tricampeão
Erguendo troféu após mais uma vitória, imagem de vencedor, que os fãs adoram
Senna carregava o Brasil pelo mundo, com garra, amor e disciplina
Sempre focado, dedicava 100% de si às corridas e ganhá-las
Chuva, pista molhada, um dos seus grandes diferenciais
Seu inconfundível capacete, um dos pilares da sua marca
Com a Lotus preta, as primeiras vitórias
Na McLaren branca e vermelha, a consolidação do campeão

You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO