basquete beisebol

Flórida Cameleônica - Novos Logos dos Bucs e Seminoles

28.4.14Andy Santos



As equipes esportivas da Flórida são as mais camaleônicas na questão da identidade visual. A cada temporada iniciada, algum dos times da terra ensolarada da América apresenta algo novo e interessante, vide Miami Marlins e Tampa Bay Lightning, causando frescor e novos olhares às suas marcas. Hoje a bola da vez são a universidade de Florida State, os Seminoles, e a franquia da NFL Tampa Bay Buccaneers.

Vamos deixando claro que é um conjunto de posts divididos, veremos primeiramente os logos e posteriormente os novos uniformes.



Os índios e piratas são um caso de símbolos com jeito mais limpo e atualizado, sem perder a característica do que estava caracterizado anteriormente. Florida State para começar, fez isso e o resultado é que a sua representação indígena está bem expressiva, está estampado um grito estridente. O traço do rosto novo é bem mais leve e com mais curvas em comparação ao anterior, seus olhos fechados mais bem delineados junto com a expressão facial. Consequentemente a pintura no rosto acompanha o conjunto de movimentos na face e nesse ponto há de se destacar que o grená do logo está no tom mais escuro. Outro detalhe é o cabelo, onde se vêem poucos traços nas extremidades e dessa vez aparece até a orelha do índio. A pena não vem mais a inscrição Florida State, está preenchida do grená e dourado, e só vê a abreviação FSU na parte circular. O resultado desse trabalho é a figura melhor representada e melhor visualizada e memorizada.



O logo dos Buccaneers, ou Bucs para os íntimos, manteve a figura da bandeira vermelha da caveira, sustentada com a espada. A bandeira continua rasgada na extremidade, contudo os traços pretos no corpo dela até indicando mais rasgos desapareceram. Aliás, reparem que tais traços ficam bem mais leves no logo novo. E também na caveira, com desenho mais definido e com tons de cinza para dar volume, a mesma coisa com as espadas da bandeira e a bola de futebol americano. O vermelho é mais vivo, mais sangue. A espada que sustenta a bandeira agora tem o mesmo desenho das internas e o movimento da bandeira é bem parecido com a outra, mas é mais leve, visível em cada detalhe.

Como prometido, falaremos dos uniformes, porém já é um aperitivo para entendermos como é o desafio de dar novo fôlego a identidades visuais no esporte, sem mudar radicalmente o que já existe e é conhecido pelo público.  Abaixo os logos separados, suas versões alternativas e os logos mais antigos ainda que esses apresentados.


Florida State - logo primário (2014 - pres.)


Florida State - logo primário (1990 -2013)
Florida State - logo alternativo (2014 - pres.)
Florida State - logo alternativo (1985 - 2013)
Florida State - logo primário (1976-1989)
Tampa Bay Buccaneers - logo primário (2014 - pres.)
Tampa Bay Buccaneers - logo primário (1997 - 2013)
Tampa Bay Buccaneers - logo alternativo (2014 - pres.)
Tampa Bay Buccaneers - logo alternativo (1997 - 2013)
Tampa Bay Buccaneers - logo secundário, usado nas camisas (2014 - pres.)
Tampa Bay Buccaneers - logo secundário, usado nas camisas (1997 - 2013)
Tampa Bay Buccaneers - logo primário (1976 - 1996)

You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO