20 anos Adidas

O Instinto Predador Completa Duas Décadas - Adidas Predator

21.7.14Andy Santos



A atual jogada da Adidas é o lançamento e divulgação da chuteira Predator, batizada nessa leva de Instinct, sendo o start oficial para a temporada europeia de futebol e a comemoração dos 20 anos do modelo. Ela inaugurou junto (e concorrendo) com a Nike Tiempo a era de chuteiras "powerboots", de materiais mais leves e alternativos ao tradicional couro, prometendo potência e acuracidade nos toques e chutes, tornando-se o padrão atual para a concepção e fabricação para todas as marcas.

Oficialmente contam-se 20 anos, no entanto o conceito para a criação vem de bem antes, por ideia do ex-jogador australiano Craig Johnston. Ele se aposentara em 1988, e paralelamente à sua nova atividade de treinador encontra-se com a idealização que mudaria sua vida, usar a borracha em partes estratégicas no calçado e melhorar o atrito com a bola. Craig suou e gastou muita grana no desenvolvimento e fora rejeitado por vários fabricantes, inclusive pela Adidas. Entretanto ele consegue convencer três craques alemães a testarem os pares de Predator e serem filmados e aí a Adidas dá o braço a torcer e literalmente compra o projeto. As primeiras cobaias das chuteiras revolucionárias foram Beckenbauer, Rummenigge e Breitner, apenas 3 campeões mundiais, que devem ter dado um baita feedback ao Craig.

O design base da Predator Instinct era conhecido, já parte da Battle Pack usadas na recém terminada Copa do Mundo (veja aqui nosso post sobre), contudo não dá para definir o calçado de instinto predador como mera cópia da coleção anterior. Se justifica pela nova disposição das cores sobre as texturas principalmente, proporcionando característica própria. Há o solado novo, novas áreas e relevos de contato. Sai a Battle, de conceito de guerra, pinturas de face indígena e entra o animal fatal, sedento pela caça, determinado pela cor vermelha e fazendo jogo de gradiente com o preto, e o laranja auxilia em poucos, mas importantes locais.

É bacana demais ver a história e evolução acontecer às nossas vistas, sou suspeito para falar, acompanho a Predator desde o começo e desde então fico admirado com cada versão sua. Aqui tem os vídeos do lançamento e evolução dela, vale muito a pena dar uma olhada!
















You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO