Botafogo branding

O 4º Manto Botafoguense e a Importância dos Seus Tons

23.7.14Andy Santos


Novidade nos campos brasileiros! O Botafogo junto com a parceira Puma lança seu uniforme número quatro, juntando-se ao tradicional listrado alvinegro e aos kits 100% branco e preto. O clube de General Severiano é um dos habitués de uniformes alternativos, porém sempre mantém a base tradicional no design, especificamente quando o assunto se chama cores.

O recém-lançado quarto kit logicamente pertence à base, a este universo, com camisa  de dois tons de cinza claro e médio e detalhes pretos nas laterais, calção preto e meias de tons cinzas mais escuros. É fundamentalmente uma ação de trabalhar o que já existe de forma diferente, o novo ângulo para o clássico uniforme, sem largar as tradições. Sua camisa possui as listras intercaladas pelos cinzas e é baseada na estrutura do conjunto número 1, acrescido ao design padrão da Puma deste ano, nas mangas e nas laterais. Mas o X da questão não é a forma, mas o conjunto cromático da peça.

Diferente da também alvinegra italiana Juventus, que usa do azul até o rosa nos fardamentos alternativos, o Botafogo não lançou e não lança mão de qualquer possibilidade que saia da sua habitual tonalidade. Creio que nesses anos a exceção foi o uniforme de camisa dourada, meias e calções pretos na temporada retrasada. E o dourado vez em quando surge nos detalhes das coleções. 

Longe de ser um post criticando o clube carioca, pelo contrário, é importante realçar este apreço em ser coerente com seus valores de marca e design, ser referência para a torcida e também a níveis nacional e internacional. Quando pensamos em "alvinegro" vem à mente da maioria o Botafogo. Então para se projetar o kit do Botafogo de tons por exemplo, verde, precisará de argumentos fortíssimos para quebrar o centenário legado.

A seguir as imagens da apresentação do quarto manto na sede do clube.








You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO