2015 arte

A Composição do Cartaz para a Copa do Mundo Feminina

29.7.14Andy Santos


A Copa no Brasil se foi, é hora de olhar para frente, para a Copa do Mundo feminina por exemplo, que será ano que vem em território canadense. E o Mundial das mulheres já tem sua cara, expressa em seu cartaz oficial. Logo quando ele aparece aos olhos percebemos o layout bem distinto do que já fora trabalhado no gênero. As ações de jogo e a bola não são protagonistas, a peça traz a figura feminina, olhar direcionado para cima, semblante sério, cabelos ao vento cercado de ícones. A redonda é representada na parte superior, como se fosse o sol. O projeto foi desenvolvido pelas equipes de criação da FIFA e o comitê organizador local. 

Tais representações icônicas são fundamentais na construção e composição do cartaz. E separamos aqui alguns dos pontos e o que eles significam, confiram a imagem a seguir, separamos por números os tópicos.


1) Simboliza os grandes e expansíveis céus canadenses.

2) A expressão da figura exala confiança, determinação e liberdade.

3) Representa as paisagens dinâmicas do Canadá.

4) As formas que fluem do cabelo representam a diversidade de belas paisagens

5) Montanhas, pois o Canadá é lar de altas cadeias rochosas

6) Nesta parte estão simbolizadas as ricas florestas verdes do país

7) Reprodução dos grandes lagos e rios poderosos que são presentes em todo o território

8) As folhas, símbolo-mor canadense, presente na bandeira

Thierry Wiel, diretor de marketing da FIFA resume assim o trabalho: 
"O cartaz é um elemento essencial da identidade visual da Copa do Mundo Feminina no Canadá em 2015 e capta perfeitamente a extraordinária diversidade do país anfitrião."

Unir toda a diversidade de uma nação é missão árdua, contudo boa pesquisa, feedback e bom senso e possível realizar bons trabalhos como esse, e outros que seguiram conceitos parecidos. Amostra clara desta vertente é o próprio cartaz da Copa realizada aqui, pautado na pluralidade brasileira. Dê uma olhada e compare, clicando aqui. Veja também o vídeo de lançamento.


You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO