Andy Wharhol arte

Ícones Pop Art do Esporte Mundial por Andy Warhol !

6.8.14Andy Rodriguez




O grande ícone da cultura pop dos EUA e do mundo, Andy Warhol, o 'Midas da Pop Art', completaria 86 anos em 6 de agosto. Ilustrador, artista plástico e cineasta que inundou o mundo nos anos 60 e 70 com suas reproduções mecânicas e seus múltiplos serigráficos, que reproduziam imagens cotidianas, sendo os mais famosos suas latas de sopa e as fotomontagens de Marilyn Monroe e Elvis Presley. 

Mas tudo isso o mundo já está cansado de conhecer. O que talvez você não saiba ou até não lembre, é que foi ele, Warhol que imortalizou Pelé, juntamente com os atletas americanos Muhamad Ali, Tom Seaver, Chris Evert e outros em suas obras.

Certa vez ele encontrou com Pelé, quando ainda jogava na equipe do Cosmos, nos EUA. Andy na época já era um renomado artista que pintava celebridades, que como ele mesmo dizia, faziam a diferença e eram inigualáveis na áreas onde atuavam.
"O Andy Wharhol, quando fez meu retrato, me disse que eu era a única celebridade que, em vez de durar 15 minutos, duraria 15 séculos."
Pelé em entrevista à CNN em 87, após da morte do artista  em 22 de fevereiro: "Quando fui contratado pelo Cosmos (1975), que foi  o grande omento do nosso futebol nos EUA, fui procurado pelo Andy Warhol. Ele me disse que queria reproduzir os maiores atletas do mundo. Foi quando posei para seu quadro. Sendo ele um dos maiores artistas do mundo, fiquei muito feliz, também por ser o único brasileiro convidado para fazer parte de sua galeria, o que deve ser um orgulho para os brasileiros."
Infelizmente, fato lamentável ocorreu, quando o original do trabalho de Pelé e dos outros desportistas desapareceram, após um assalto na casa que abrigava a coleção do artista. Ao todo ao 10 obras dos desportistas foram roubadas, e a recompensa até então era de 1 milhão pra quem as encontrasse.

Esse grande artista se foi, mas seu legado será eterno. Warhol inspirou, inspira e continuará inegavelmente inspirando o mundo.

Conheça mais sobre Andy Warhol, visitando seu museu online .







 





You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO