design Futebol

Vasco, Bem Vindo de Volta à Umbro

16.10.14Andy Santos



Em mais um movimento de reposicionamento no mercado de material esportivo, a Umbro traz de volta o Vasco da Gama ao seu portfólio. O cruzmaltino já fora vestido pela marca inglesa entre 2002 e 2006 e agora essa parceria volta triunfalmente, com o lançamento dos novos uniformes do clube. É um trabalho que merece minuciosa citação.

De primeira, no olhar ligeiro e macro, os kits não exibem itens chamativos, estão comuns, camisa de design limpo, meias e calções com discretas listras, à exceção de gola em V um pouco estilizada no uniforme branco e a gola polo no preto. Contudo ao se observar mais os detalhes, ir a fundo dentro do conjunto se conclui que é algo bem criativo e valoroso, poucas vezes vista no design no futebol, especialmente se tratando de Brasil. 

Os vascaínos sempre se orgulharam de terem uma História rica, tanto no campo, quanto fora dele, muito pela integração entre brancos e negros e a força de classes pobres e operárias. Parte dessa história é contada nas novas camisas. Na parte superior, de trás, sobre a cruz de malta marrom há a figura de um homem com o rosto dividido, representando a união das raças. Aí invertemos os lados, passamos para a frente, logo abaixo da gola, no interior, a marca da Umbro, a cruz de malta e o ano de fundação, 1898. Mais abaixo há um texto de 4 parágrafos explicando um pouco como o Vasco se afirmou no âmbito esportivo, competindo com as elites e vencendo preconceitos. 

No interior das mangas existem conjuntos de cruzes de malta na cor preta, emolduradas por ornamentos que fazem remeter aos clássicos azulejos portugueses. E claro, as camisas contam com a assinatura do fabricante o "Tailored by Umbro" (traduzindo, seria "feito sob medida"). Sob medida para os valores e tradições do Vasco da Gama.













You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO