arte design

To The Victory - Pôsteres Esportivos Inspirados na Propaganda de Guerra

27.11.14Andy Santos


Em todos os períodos de guerra diversos elementos foram instrumento de propaganda de nações, para mostrar a sua força e soberania. E o esporte logicamente como ingrediente importante no sistema, vide Hitler em 1936, no intuito de transformar as Olimpíadas de Berlim em um gigante cartaz nazista. Não estamos na década de 30 ou 40 do século passado, mas a influência gráfica daquela época ainda inspiram o design atual. O ilustrador Zach Burns produziu uma série de pôsteres dos jogos Olímpicos de inverno em Sochi misturando influências dos anúncios americanos da II Guerra Mundial e também com alusões ao estilo russo.

Formas ocupando grandes espaços, títulos chamativos e paleta de cores concentrada no vermelho azul e preto, sobre um fundo pastel. Todos componentes que estabelecem a coleção intitulada To The Victory, nos fazendo a remeter aos impressos que enchiam as ruas do mundo com a mensagem de que o país era o melhor do mundo e inflava os cidadãos a terem um sentimento extremo de nacionalismo. E no meio do recheio as figuras dos esportes de inverno expressivas, como o bobsled, a patinação artística e o salto em esqui.

Zach conseguiu no seu trabalho um feito que até então era difícil imaginar, de conseguir sintetizar o gênero gráfico russo que é sóbrio e imponente com a maneira americana, esteticamente direta e chamativa.






You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO