arte design

Media Guides Remotos da NHL

18.12.14Andy Santos


Os times da National Hockey League (NHL), assim como os das principais ligas esportivas dos EUA, sempre forneceram os media guides (guia de imprensa), com todo requinte em formato de revista ou livro, descrevendo a ficha do clube, o staff e programação das competições. Bom, o material em formato impresso era fornecido até há uns 10 anos atrás, contudo de lá para cá as franquias distribuem o kit em formato digital.


Apesar de não circularem mais na tinta e papel os media guides nunca desaparecerão, pois graças a colecionadores eles se mantêm vivos, bem conservados e ajudam a compreender as evoluções na liga de hóquei. Pegamos como base a coleção de Howard Berger, jornalista que agrupa exemplares há mais de 25 anos, e a partir dele há como se fazer um interessante recorte histórico no século XX.

Infelizmente não há como colocar os mil volumes de Berger, mas os que estão aqui expõem as metamorfoses e expansão de times na NHL, assim como as variações e novidades ocorridas nas tendências de design no período, especialmente nas capas. Iniciando pela segunda metade dos anos 1960, em que a fotografia aos poucos é manipulada e vai se integrando mais aos elementos gráficos. Na década de 70 a manipulação das imagens já se consolida e vem o pacotão de tipografias e ilustrações mais ousadas, e os trabalhos começam a ficar com a paleta de cores muito mais viva. Interessante nesse grupo que também tem trabalhos bem minimalistas.

Pelos idos da década de 80 o lance começa a ficar mais plural, existem exemplares super arrojados convivendo com peças que revisitam alguns padrões dos anos 60, com a fotografia dos jogadores sem muitas alterações, porém as famílias tipográficas são muito mais leves. Por 90 e 2000 a exceção de texturas e componentes fazem um peso excessivo na harmonia do impresso.

Aprecie as imagens a seguir, quem sabe o Berger não queira aliviar a coleção e doar alguns media guides?


Anos 60
















Anos 70











Anos 80, 90 e 2000








You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO