All Star Game basketball

Os Uniformes do All Star Game '15 Evocando a Cultura de NY

10.12.14Andy Santos



Em Fevereiro de 2015, ocorrerá a 64ª edição do All Star Game, o Jogo das Estrelas da NBA, na cidade de Nova York. A Big Apple será a capital dos astros da bola laranja e para ocasião tão especial é necessária uma identidade visual significante, que exponha os valores e ícones da cidade-sede. NY é prato cheio para um bom projeto de design nessa área, e recentemente foram apresentados os uniformes da Adidas que os atletas desfilarão suas habilidades e os kits surpreenderam e trazem coisas inéditas.

O design dos uniformes de jogo é minimalista, literalmente preto no branco com listras das cores americanas nas extremidades, e de cara nos deparamos com o enorme número no peito da camiseta, indo totalmente contra ao que foi padrão nos últimos anos, não estampando os nomes das conferências Leste e Oeste. Esse ponto é a primeira inspiração, nos uniformes clássicos das décadas de 1930 e 40 equipes amadoras jogavam com figurinos semelhantes, apenas com o número na camisa, de tipografia "quadrada". Na parte de trás o número tem o corpo menor para abrigar uma novidade, o primeiro nome do atleta em cima da numeração e embaixo seu sobrenome.

 “É simples e atemporal. É um aceno para a história, cultura e estilo do basquete jogado na cidade de Nova York”
palavras de David Cho, supervisor da parceria entre a NBA e a Adidas.

Nova York é cosmopolita, e o basquete tem papel importante na base cultural da cidade e aí vem a pergunta: como colocar em pouco espaço tantas referências, tantos conceitos, tantas estirpes? Repare as cinco estrelas nas laterais das camisas e calções. Repare mesmo, se atente aos mínimos detalhes, porque elas são a apoteose do conjunto. Cada uma representa os distritos que compõem a grande metrópole, e estão nessa ordem - Queens, Staten Island, Manhattan, Bronx e Brooklyn.


A estrela é símbolo do All Star Game oficialmente há alguns anos, unida com a clássica silhueta do jogador que é o logotipo da NBA. E o emblema do evento carrega todas as texturas que simbolizam os distritos, junto dele as iniciais NYC 15. A seguir a elucidação dos conceitos: 

Queens: inspirado no Unisphere, o globo terrestre de aço inoxidável que foi construído para a Feira Mundial de Nova York em 1964.

Staten Island: a onda, para significar suas águas circundantes.

Manhattan: táxi xadrez, representando o ritmo e energia da cidade mais cosmopolita do mundo.

Bronx: um disco de vinil para homenagear o local de nascimento do hip-hop e o rico legado musical da cidade de Nova York.

Brooklyn: o tijolo, inspirado pelas icônicas casas triplex e edifícios que compõem as vizinhanças do distrito mais popular da cidade.

Para encerrar o post, o conselho é visualizar e se deliciar com as imagens deste trabalho, incluído no pacote as jaquetas, que dependendo dos títulos do jogador (como por exemplo jogador mais valioso ou calouro do ano) vem estampado na manga esquerda os escudos referentes a esses feitos.














You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO