arte automobilismo

Recordando os Layouts do Carro de Jeff Gordon

20.2.15Andy Santos


Se inicia a temporada 2015 da Nascar, a principal categoria automobilística dos EUA, e já é marcada pela notícia da aposentadoria de um dos seus grandes campeões, Jeff Gordon. No final do ano ele encerra a sua brilhante carreira de 4 títulos (por enquanto) da Sprint Cup, pendurando o capacete e deixando para trás o carro número 24, que o ajudou a virar uma marca e lenda da categoria.


Via essencial para qualquer piloto se transformar em top é contar com um bom carro que se alie ao estilo de pilotagem, e Jeff teve isso na maioria absoluta dos anos. Para ser mais marcante, possuir um carro esteticamente expressivo, com criativos e excêntricos layouts. E isso Jeff Gordon também tem. A Nascar fez um levantamento e expôs em suas mídias diferentes esquemas de pintura utilizados nos modelos Chevrolet 24 nas últimas duas décadas, sendo um dos vários tributos da liga automobilística ao dos seus melhores pilotos e fazer seus fãs viajarem no tempo.

Entremos também nesse túnel do tempo com boas lembranças e soluções de design. O carro 24 ficou conhecido por suas chamas na lataria, a mistura de tons vermelhos, azuis e amarelos e também por personagens de cinema, quadrinhos e desenhos animados. A seguir os modelos e suas características.


Rainbow Warrior 1996 - É a lembrança primária de carro usado por Jeff Gordon, o esquema de pintura em arco-íris foi a característica do carro no final da década de 1990 até o começo dos anos 2000. Muito marcante porque foi na época deste layout que o piloto virou fenômeno e venceu seus três primeiros títulos.


Dupont Chromalusion 1998 - Pintura alusiva aos 50 anos da Nascar, usada na Corrida das Estrelas em Charlotte, cidade berço da categoria, tendo de base a coloração gradiente do grená para o cinza e aplicações estratégicas do amarelo e mais algumas faixas em gradiente do amarelo para o azul.


Peanuts 2000 - Em Indianápolis, pista dos quais mais venceu, Jeff Gordon levou junto ao capô e as laterais do carro o indefectível Snoopy e seu parceiro Woodstock, com um desenho leve e simpático, destaque para esse azul claro de fundo.


Dupont Flames 2001 - A mesma paleta de cores do clássico Rainbow Warrior e um novo design base para a pintura principal do carro 24 com o surgimento das chamas pelas laterais.


Pernalonga 2001 - O coelho da Warner Bros. foi protagonista com Jeff na prova noturna de Richmond na virada do milênio, com nuances gradientes de lilás com prata, complementando o cenário campestre onde Pernalonga estava pisando.


Mágico de Oz 2004 - Na corrida de Kansas o quatro vezes campeão corre com o tema de uma dos mais clássicos enredos da nossa história, com o preto e amarelo de cor base e o desenho já característico das chamas.


Star Wars Episódio III 2005 - Para promover o filme "A vingança dos Sith" o carro de Gordon ganha na corrida de Talladega a pintura especial do filme, com mestre Yoda no capô.


Superman Returns 2006 - Mais uma promoção de filme, o carro 24 é "vestido" com o uniforme azul, capa vermelha e clássico S, para chamar a atenção do recém lançado Superman Returns, na lendária pista de Daytona.


Honra aos Soldados 2010 - Em uma categoria estritamente americana o patriotismo sempre é lembrado no design dos carros. Em Charlotte Jeff Gordon correu com a pintura em tributo aos soldados que serviram aos Estados Unidos nas grandes guerras.


Tartarugas Ninjas 2012 - Novamente na pista de Charlotte, com cores quentes, traços fortes e bem movimentados como a de uma espada, esse foi o layout do carro de Jeff promocional ao filme das Tartarugas Ninjas. Repare o Donatello bem expressivo e agressivo no capô e perto do tanque de combustível.


Pepsi Max 2013 - A Pepsi é um dos mais antigos patrocinadores de Gordon e todo ano há uma pintura no carro em que a sua marca é a protagonista e na prova de Phoenix em 2013 o 24 ficou predominantemente preto com contornos em azul e branco sobre as chamas, para exibir a bebida Pepsi Max. As cores mudam, as formas mudam, mas o número em chamativo amarelo sempre permanece.


Axalta Flames 2014 - O carro com tal layout fora usado em boa parte da temporada 2014 e é o carro mais bonito da época, e podemos colocar até da história da Nascar. Combinação perfeita das cores quentes, margeadas suavemente pelos azuis nos contornos das chamas, e o preto como base dá um ar clássico e possante.

You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO