carnaval design gráfico

Samba, Futebol e Design

13.2.15Andy Santos


Dentro da realidade brasileira o samba e o futebol convergem e se combinam, pois são importantes pilares da nossa cultura. Exemplos estão presentes na História, através de sambas-enredo temáticos ou pelos refrões que ecoam pelas arquibancadas, como "Explode Coração...". Ambos são produtos de exportação pelo mundo afora, através das escolas de samba e atletas. E nisso surge a pergunta: aonde o design poderia entrar nesse meio?

O papel do design nesse caso é unir graficamente estas duas marcas registradas do Brasil, como é o trabalho recente de Otávio Pilz, que aglutina as cores e iconografia das escolas de samba cariocas com os logotipos de famosos clubes estrangeiros. O projeto de Otávio é ótimo exemplo para mostrar como trabalhar a forma é muito importante para estruturação de um competente trabalho e fazer que seu espectador ou cliente identifique rapidamente o produto ou a marca a ser apresentado.

O resultado da empreitada são divertidas figuras e também um exercício para associar qual clube está junto dos ícones das escolas de samba. Para facilitar colocamos na legenda das imagens o nome destes times. Só conferir a seguir.

Estácio de Sá - Chelsea (Inglaterra)
Beija Flor - Kashima Antlers (Japão)
Inocentes de Belford Roxo - Benfica (Portugal)
Portela - Manchester City (Inglaterra)
Cubango - Juventus (Itália)
Mangueira - Liverpool (Inglaterra)
União do Parque Curicica - Nottingham Forest (Inglaterra)
União da Ilha - Arsenal (Inglaterra)
São Clemente - Borussia Dortmund (Alemanha)
Império Serrano - Real Madri (Espanha)
Caprichosos de Pilares - Internazionale (Itália)
Alegria da Zona Sul - Sampdora (Itália)
Salgueiro - Le Mans (França)

You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO