arte branding

Clubes e Símbolos que Tocam o Coração

9.3.15Andy Santos


"Não importa de onde somos, nós todos temos clubes que amamos". Esta frase pauta o projeto gráfico elaborado por Jeremy Rodriguez, adaptando os escudos dos maiores clubes de futebol europeus em forma de coração. Jeremy nos faz pensar num assunto não tão novo, mas muito importante, de que o amor vindo de milhares, milhões de torcedores ardorosos pode ser (ou é) o combustível-chave para o crescimento de marca nos clubes, seja em nível nacional ou mundial.

Bons jogadores e títulos atraem torcida, mas para mantê-la necessita muito mais, precisa fazer que o cara tenha um amor incondicional pela agremiação, que ele defenda o seu esquadrão nas festas de família e mesas de bar, que ele passe o sentimento para filhos e netos. E a (quase) pergunta de sempre: qual o papel do design neste contexto? Ajudar a construir de forma competente, delicada e certeira os padrões visuais. E quem trabalha bem com isso faz seus símbolos e cores serem reconhecidos de longe e massificam a marca e o amor e/ou admiração por aquela instituição. É o que Jeremy quer demonstrar, equilibrando tons e condições figurativas, sem distorcê-las e centrando ao coração.

Os amores, as rivalidades no futebol são como uma guerra (vamos abordar pelo lado saudável do negócio). O torcedor vai para essa "guerra" esportiva e ideológica munido de cores - "eu sou rubro negro", "eu sou alviverde" etc. E também pela forma - "eu sou cruzmaltino", "eu sou figueira". Todas essas "armas" guardadas no coração. É amigos, boas labutas com o design rendem dividendos.

A seguir, as imagens dos amados clubes europeus, por Jeremy Rodriguez.

Arsenal FC - Inglaterra

Club Atlético de Madrid - Espanha

FC Barcelona - Espanha

FC Bayern - Alemanha

Chelsea FC - Inglaterra

Liverpool FC - Inglaterra

Manchester City - Inglaterra

Manchester United - Inglaterra

AC Milan - Itália

Paris Saint-Germain - França

Real Madrid CF - Espanha

Tottenham Hotspur - Inglaterra

You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO