arte branding

O Bonito e Possível Redesign do Tokyo Verdy

24.3.15Andy Santos


As agremiações esportivas, assim como qualquer empresa necessitam de ajustes, upgrades em suas identidades com o passar do tempo. É um processo necessário e em alguns segmentos do futebol ainda se há resistência ao assunto. Mesmo vestindo a camisa do conservadorismo, clubes brasileiros como o Corinthians, Palmeiras e Grêmio são exemplos de evolução e atualização dos símbolos que representam suas marcas.
 
Alguns outros que ainda não se renovaram são convertidos em objeto de estudos e propostas de design. O argentino Luis Callegari, diretor de arte baseado em Rosário realizou um estudo (não oficial) de re-trabalhar não somente o logo, mas uma completa atividade de atualizar a identidade visual do Tokyo Verdy, clube que já teve em seu elenco Edmundo, o Animal.

O símbolo original do time japonês contém uma águia estilizada, com as asas para cima segurando uma bola de futebol verde, e desde então assim se conserva. O designer argentino une em sua base a própria águia com suas asas, o pentágono extraído da clássica figura da bola, o monte Fuji e para aguçar, uma seleção de verdes vivazes.

Consequência disto é a representação gráfica contemporânea do time asiático, um símbolo jovial que desencadeia variações dele mesmo e para outros itens, como agasalhos e também uma novíssima concepção para os uniformes de jogo. Como o projeto é fantasia, Callegari "agregou" a marca da Adidas e o patrocinador master da Konami ao Verdy. E ele conseguiu texturas bem interessantes para as camisas de futebol que possuem representação geométrica simbolizando as asas nas laterais. Nos agasalhos, o de cor verde ele usa a sua águia como padrão de textura, e o de cor preta, com detalhes em verde é liso, apenas com a palavra Tóquio em caracteres japoneses na altura do peito. Fora também a proposta de layout para o website, em comparação com o que é o oficial, está mil vezes mais clean.



Luis Callegari tem experiência no ramo, faz a função de diretor de arte da liga de basquete argentina e do Newell`s Old Boys, um dos mais famosos times de futebol da terra dos hermanos. Mais uma vez podemos cair na discussão como no texto sobre a proposta  de renovação para os Celtics, de ser admissível ou não para a agremiação que serve de estudo aceitar pelo menos observar os resultados dos estudos e em médio prazo usar tal base para se atualizar visualmente, sem afetar suas tradições. Seria possível que o design de Callegari pudesse sensibilizar os japoneses a um novo começo, justamente eles tão vanguardistas em tantas áreas?

A seguir, confira com toda atenção o trabalho de identidade visual para o Tokyo Verdy.







You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO