2015 Chile

O Orgânico e Cultural Logotipo da Copa América

29.5.15Andy Santos


Estamos na véspera de Junho e nele vai ocorrer a Copa América de futebol a ser realizada no Chile. O destaque do evento, além do que será realizado dentro de campo, é o seu logotipo e identidade visual, que é um dos mais equilibrados, coerentes e bonitos para o nicho de identidades de torneios esportivos.

O projeto é assinado pela agência portuguesa Brandia Central, consistindo na mescla entre referências futebolísticas e a cultura gráfica chilena. Comecemos a observar o símbolo, uma forma circular que de primeira se percebe que está estilizada no melhor feitio andino. Os elementos se desencadeiam a partir da estrela de cinco pontas, presente na bandeira do Chile, originando a estrela de oito pontas em tons azuis e vermelhos, representando as sedes do torneio. Nos contornos das estrelas estão quatro ícones que formam a essência da Copa América: superação, paixão, triunfo e celebração. Todos eles claro, inspirados nos aspectos culturais e visuais do país sede. Perpendicular às faces da estrela de oito pontas, elementos geométricos dos mesmos tons dos ícones. O símbolo como um âmbito geral é inspirado no kultrun, típico tambor da região.


A partir do símbolo, a identidade visual se multiplica nas variações deste, como os ícones multicoloridos, integrados ao logotipo original, também aparecendo individualizados, em cartazes e junto de slogans. A estrela de oito pontas dentro do contexto é a figura principal nos logotipos das cidades-sede e bandeiras dos países participantes.

Avancemos agora na tipografia. São três famílias presentes no aglomerado. A de nomenclatura "Copa América" é sem serifa, com estrutura arredondada, usada também nos títulos nas peças gráficas. "Chile 2015" é de característica fantasia e de traços como se fossem delicadamente escritos a mão, inspirado nos manuscritos do povo loval. Esse tipo também é presente no slogan oficial "El corazón del futbol". Contrastando com as outras famílias citadas, o terceiro perfil tipográfico, de aparência geometricamente orgânica, conceituado de padrões tribais antigos. Está presente no logotipo das cidades-sede.



Refletindo sobre o logotipo, ele foi muito bem pensado, conceituado e desenvolvido. Traz o frescor e a limpeza que exige o design contemporâneo, entretanto tem características orgânicas, naturais, se consegue observar o que é a cultura chilena através dele. Mesmo sem dominar modos e costumes, o espectador consegue identificar nesses símbolos o que o que é esse país sede e não tem sinais de ruído ou margens para possíveis rejeições. E esse projeto também sai do padrão aplicado nas assinaturas das últimas edições do campeonato, basicamente sendo a posição da bandeira do país que recebe a competição em diagonal no lado esquerdo e sobre ela a bola de futebol estilizada com o mapa da América do Sul. O layout de 2015 é além de tudo um sopro de criatividade ao histórico de opções utilizadas.

Assista a seguir o filme de divulgação do logo e mais imagens que compõem a identidade visual;







You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO