branding Brasileirão

O São Paulo é o 'Start' da Under Armour no Brasil

5.5.15Andy Santos


Uma das parcerias mais aguardadas nos últimos tempos finalmente nasceu! A Under Armour e o São Paulo Futebol Clube firmam compromisso e marcam o primeiro passo com o lançamento dos uniformes do tricolor para o restante da temporada.

O cartão de visitas não poderia ser melhor, porque a equipe paulista jogará com conjuntos de fina beleza e contemporaneidade, de sublinhar uma destacada linha nessa produção, resultando em uniformes (ou armaduras, como estão sendo chamados) de rara construção de design no universo esportivo no Brasil. São peças que contém leveza gráfica, de acordo com o que se é necessário hoje em dia e nos remetem a tempos remotos, como nos anos 70. Isso fica evidente até pelo desenho de corte das camisas.


Em relação às cores e formas, naturalmente se manteve o padrão mais do que característico do São Paulo. Contudo temos que olhar além, chegar aos detalhes. Comecemos pelo uniforme principal, em sua maioria branco e a clássica faixa tricolor no meio da camisa, interrompidas nas laterais pela cor branca. Associado ao corte citado anteriormente, associado ao tamanho das faixas, traz mesmo a sensação de ser design setentista ou oitentista. Essa tese se reforça até pela tipografia escolhida para os números dos jogadores, retangular e com faixa interna, sendo uma herança dos antigos números que a Adidas utilizava nos uniformes de 30 anos atrás. Dentro da mistura vem os traços contemporâneos, através do desenho da gola e os pontos em vermelho nela e nas finas faixas das mangas. Dentro da gola o verso extraído do hino "Dentre os grandes és o primeiro". Complementando o kit, o calção com a faixa horizontal vermelha na extremidade, como nas mangas, e as meias com o logo da UA, o escudo são paulino e acima as faixas tricolores.

O uniforme dois consiste na camisa de base vermelha, com cinco faixas pretas contornadas por faixas brancas menores no centro dela. Tem um bom equilíbrio no layout, resultado delicado e difícil de se realizar, camisetas com faixas verticais podem cair em uma perigosa armadilha, podendo serem confusas ao espectador no estádio ou na tv e serem esteticamente não tão abonadas. O desenho da gola é igual ao do kit principal, mas sem detalhes a mais. A presença branco naquela área poderia ser excessivo e desnecessário. Os calções e meias, na cor preta, se assemelham nos detalhes com o primeiro conjunto.

A Under Armour tem curta história, sem ainda completar 20 anos de atividades, entretanto na última metade da década vem conseguindo importante presença no mercado dos Estados Unidos e outros locais do mundo. E sua estratégia é expandir seu nome para países onde ela ainda não é tão notória. No Brasil a UA fez ações de publicidade mais incisivas a partir de 2014, tendo Gisele Bundchen como garota propaganda. Mas a parceria com o tricolor paulista amplia seus horizontes e proporciona maior mídia para o conhecimento e solidificação da marca em nosso país.









You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO