arte conceitos

O Futebol de Pelada com Estilo

30.6.15Andy Santos


Quem joga futebol de pelada toda semana, junto de uma boa turma, sempre cogita o seu time com cara própria, algo bacana, original. Que o nome do grupo salte a olhos vistos, juntando a um belo jogo de uniformes. Esse desejo pode muito bem acontecer, um exemplo bem sucedido neste campo são as artes digitais desenvolvidas pelo designer Renato Pacheco, que deixam a tradicional pelada com um estilo a mais.

Renato foi convocado a trabalhar na identidade visual para um grupo amigo na cidade de Jundiaí, em São Paulo. Com tantas possibilidades às mãos, acabou resultando em um trabalho triplo, nascendo os logotipos do
FC Social, os Dinos e os Highlanders. A linguagem desenvolvida faz surgir imediata identificação... sabem por que? O próprio designer explica:

"Fui procurado por um amigo para realizar um projeto simples: criar um escudo para um grupo que joga sua tradicional pelada toda semana. O grupo é formado basicamente por amigos, irmãos, primos e cunhados, e dentre eles alguns veteranos do futebol. A partir daí veio a ideia de Dinossauros ou Highlanders. Outra característica legal levada em conta é a tradicional cervejinha e a socialização do pessoal depois do jogo, gerando os conceitos de Futebol Clube Social e do caneco com cerveja."

Pelada que se preze sempre tem a cerveja e o momento de se socializar, fazer a resenha. Forma e estreita amizades, são horas de puro lazer, no qual o futebol (com ou sem habilidade) possui o protagonismo. O embrião para conceituar e criar surgiu. A socialização pós-jogo aliado à concepção de nomes expressivos. Renato também revelou ao blog a etapa seguinte:


"O processo de criação começou com muita pesquisa de referências em sites de clubes tradicionais, times norte americanos e sites de design.

Após as pesquisas, foram definidas 3 linhas a serem seguidas na criação: um símbolo moderno, mais bem humorado e que remetesse ao lado social; um brasão tradicional, à moda dos clubes antigos, com linhas medievais e características que remetesse aos Highlanders e finalmente um símbolo no estilos de times norte americanos com o dinossauro."

Com o norte do projeto definido, rascunhos e mais rascunhos, vetorização e a arte-final formando a "trinca" de distintivos de feições contemporâneas, leves e traços de simpatia com bom humor. Na paleta de cores o amarelo e azul são tons primários, coadjuvados pelo preto e branco no FC Social e Highlanders, e pelo vermelho e branco nos Dinos. As três peças têm mesclas e distinções, tudo ao mesmo tempo. Os Dinos e Highlanders conservam o formato externo de escudos clássicos do futebol, o FC Social já tem a armação externa mais fora da normalidade. Entretanto o mesmo em sua totalidade é mais agregador, aproxima o fã do futebol, assim como os Highlanders, e os Dinos com seu mascote quase pulando para fora do brasão tem mesmo essa feição made in USA, mais ágil e arrojada. como o Renato elucidou.

Confira a seguir imagens mais detalhadas do projeto e suas aplicações.










Os templates das camisetas provém do site made-in-china.com

You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO