arte basquete

LA Clippers - Novo Visual, Próxima Era

19.6.15Andy Santos


Novo visual, próxima era. Parece um velho e batido clichê para mostrar uma renovada identidade visual, um re-branding. Mas tal slogan recai de forma tão adequada na situação do Los Angeles Clippers, franquia da NBA que depois de anos na sombra das derrotas é atualmente das equipes que disputam as principais colocações nos campeonatos. Com Chris Paul, Blake Griffin e companhia levando os Clippers a sonhar alto, era necessário acontecer uma metamorfose visual, para substituir de vez a anterior, simbolizada pelo obsoleto logotipo que se assemelhava bastante ao do co-irmão Lakers.

E ela aconteceu. Os Clippers põem à mesa sua nova identidade visual, que capta fortes e diferentes conceitos, tendo como proposta propagar e solidificar a marca, que hoje tem bastante potencial. Os tradicionais tons azul e vermelho sem mantêm, contudo a intenção do choque se concretiza e é o cartão de visitas do logotipo, que é a mola mestra desse processo.

O logo principal é curioso, ele pode ser "desmontado" e o resultado disso são os logos secundários. É repleto de elementos, vamos destrinchá-los:



1- Raízes náuticas no nome
Clipper, o nome que batiza a equipe californiana, é um navio à vela, utilizado principalmente no século XIX. A equipe nasceu na também californiana e litorânea San Diego e mesmo com a mudança para Los Angeles o apelido se manteve. As linhas curvas em azul e vermelho representam o horizonte do oceano. A estrutura tipográfica, também com curvatura em sua estrutura, fazem remeter as velas da embarcação. Falando ainda da família tipográfica ela vem com a adição da tonalidade preta à paleta, significando um sopro moderno ao que estava antes. Repare dentro do corpo, delicados contornos em cinza, dando volume à composição e também com significado, sendo a linha de prata, aludindo ao otimismo renovado dos torcedores. Energia e otimismo são os aportes principais para vender a marca ao mercado, representada nas mídias sociais pela expressão #GearUpLA.


2 - Iniciais que envolvem Los Angeles e a quadra de basquete
A parte da identidade que é mais interessante e conceituada no espectro emocional são as iniciais LAC estilizadas de forma retangular. Separemos ela da bola de basquete, o seu par no grande conjunto do logo principal. O "C" em azul cercando "LA", formando um impactante e pitoresco ícone. "LA" cuidadosamente desenhada para representar a quadra de basquete, que é o local sagrado do jogo, o ponto de onde a marca vai se consolidar, com grandes vitórias. E o "C" que abrevia o nome do time envolvendo, abraçando toda a cidade de Los Angeles, com intensidade e carinho, para mobilizar os atuais e conquistar mais fãs.



Os dois uniformes possuem os elementos do recorte gráfico descrito anteriormente. O uniforme principal, predominantemente branco contendo a palavra Clippers com as linhas abaixo dele e o conjunto número 2 em vermelho, saindo do lugar comum tendo do lado direito as iniciais simbólicas LAC e na mesma altura no lado esquerdo o número do jogador. Os números são da mesma família da nomenclatura. Os kits também têm detalhes listrados nas laterais e nos calções na altura da cintura o logo com a abreviação acompanhada da bola estilizada.

Independentemente das conclusões ao conhecer este projeto, fica clara a forte intenção e mobilização de alçar os Clippers à condição de grande organização na NBA, sair de vez da incômoda sombra que o tradicional e campeão Lakers ainda o faz. Steve Ballmer, ex presidente da Microsoft e atual proprietário, está arregaçando as mangas e divulgando a nova identidade pessoalmente. A primeira aparição foi feita no talk show de Conan O'Brien. Mas também Ballmer está fazendo divulgação na cidade junto com outros membros, como o treinador Doc Rivers. Fora a intensa ação nas mídias de internet, reforçando o frescor e otimismo na comunidade de fãs.

Veja a seguir as aplicações da identidade visual que sai novinha do forno, a interação com torcedores e como chama atenção a sua flexibilidade.














You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO