América do Sul arte

Tipografia Hincha

16.6.15Andy Santos


Uma das características, dentre várias, nas torcidas de futebol sul americanas são as bandeiras e faixas colocadas em torno das arquibancadas. Encontradas principalmente na Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e sul do Brasil, têm como denominação "trapos", contendo diversas frases e nominações.
Se você prestar atenção, notará que os caracteres (boa parte feitos à mão) possuem arquétipos muito próximos, a família tipográfica que nasce daí vai tendendo quase que sempre ao formato retangular. Percebendo essas ações o designer Ricardo Carvalho propõe uma solução - a criação de um padrão tipográfico "Hincha" (denominação de torcedor na América do Sul) baseado nas escritas presentes nos campos e agregar esse fator ao branding da Copa Libertadores.

Ricardo Carvalho faz uma imersão em identidades de distintas torcidas do continente, e projetou sua própria família, contando com tudo, caracteres nominais, numéricos, acentos etc. Nisso ele vai adiante, com peças que misturam fotografias com efeitos e frases e também essas imagens trabalhadas especialmente com o tema cromático de equipes que marcaram época na Libertadores.

O resultado é a ressonância da expressão, da identificação de como se torce, de como se manifesta esteticamente nas arquibancadas desse lado aqui da América e como até de uma simples bandeira pode surgir uma boa solução de design.

Confira a seguir o projeto Tipografia Hincha em belas imagens.

































You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO