design gráfico Elliott Smith

Revisitando a Tipografia Numérica da Umbro

8.7.15Andy Santos


A tipografia numérica bem aplicada na camisa de futebol, como já sabemos, é importante para a melhor identificação dos jogadores. Seja para melhor visão do repórter de campo ao espectador no último lance da arquibancada, passando pelo cara que liga a tv. Neste quesito a Umbro acerta na maioria das vezes, produzindo ao longo do tempo padrões de estilo, como por exemplo o histórico amarelo sobre a camisa preta do Manchester United usada pelo polêmico Eric Cantona.

Elliott Smith, designer da fabricante inglesa, foi convidado a realizar um projeto interno - revisitar os mais marcantes modelos de numeração que ajudaram a marca ser referência no design para futebol e a partir daí criar peças vetorizadas.

Além do uniforme do United dos anos 90, Smith também trabalhou com numerais mais recentes, como o arredondado e fino azul sobre amarelo, usado por Ibrahimovic pela seleção da Suécia e bem parecido com essa fonte o vermelho sobre branco usado pela seleção inglesa na Eurocopa de 2012. Vejam os argumentos do designer sobre o projeto:

"O briefing era olhar para o relacionamento da Umbro com a tipografia do futebol ao longo dos anos, particularmente a numeração de camisa como algo que todos pudessem reconhecer facilmente. Eu olhei para a numeração de camisa em kits Umbro a partir do início dos anos 90 aos últimos anos como eles tinham uma ampla variedade de estilos. Ao invés de mantê-las plana, eu queria produzir um conjunto que tinha alguma profundidade 3D, e assim eu prossegui a uma paleta de três cores ou gradientes sutis quando ilustrando a profundidade."

Mesmo com o ingrediente a mais nas peças gráficas, que foi trazer a profundidade, Smith não descaracteriza em nenhum momento as peças que fazem parte do acervo onde trabalha. Pelo contrário, a intervenção serviu para provar como os numerais podem se permitir à flexibilidade sem danos, provando como os designers da fabricante mandaram super bem em cada ofício, em cada uniforme. E que continuem a boa produção e concepção de novos estilos ao futebol.

Confira as imagens do trabalho de Elliott Smith.







You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO