2016 Adidas

A Roupagem Canadense para o All Star Game na NBA

9.12.15Andy Santos


Nunca estive em Toronto, contudo pelo que li em toda a vida sobre a cidade e os relatos de quem foi para lá, a cidade é muito bacana, tem uma face cosmopolita e extremamente urbana, como Nova Iorque, mas sem o gigantismo todo que se tem em Manhattan. Trazer a alma da metrópole canadense em simples grafismos foi a missão da Adidas com a NBA e eles apresentaram a público os uniformes a serem usados no próximo jogo das estrelas.
 
Os kits são a última etapa na formação da identidade visual do evento, que ocorrerá em fevereiro de 2016, e também se mistura à nova identidade do Toronto Raptors, equipe anfitriã da solenidade.


O time da Conferência Leste vestirá azul, e o da Oeste vermelho. Predominante clean e sóbrio, os conjuntos têm como ponto chamativo duas listras de distintos tamanhos no calção, semelhante no que a mesma Adidas desenhou para as equipes da NCAA (universitário). Na parte da frente da camisa as inscrições das respectivas conferências na altura do peito e na estrutura de arco, recurso bem clássico no basquete. Logo acima os logos da fabricante alemã, e da Kia Motors. A aplicação do logo da Kia é o primeiro de um patrocinador em camisas na NBA. A tipografia numérica é sem serifa como a nominal, mas não são da mesma família. A numérica se assemelha demais a que a Nike usou há muitos anos atrás, no futebol, me recordo bem da seleção brasileira em 1998-99 com este desenho.

Na parte de trás da camisa começamos a notar o tributo a Toronto. Na gola a inscrição abreviada "TO16", logo abaixo o logo estilizado amalgamando a folha de plátano (símbolo-mor do Canadá) com o logo da NBA em formato de estrela. Dominando uma boa parte do espaço o desenho em contorno da skyline de Toronto, com destaque para a CN Tower no lado esquerdo. Logo em sequência o número e o espaço para o nome do jogador.

A junção com a identidade dos Raptors aparece nas laterais do calção, a estrela em destaque contém as garras do dinossauro e se repararem há também outra referência ao Canadá com a forma vazada da folha. Ampliando mais a observação, percebe-se que tudo isto pode se constituir em uma única forma.

Destaque também para os agasalhos de aquecimento, na predominância em cinza e preto, contendo detalhes em dourado, também vistos no visual dos Raptors. Se atente a um detalhe que é padrão há anos no All Star Game. Cada jogador terá seu agasalho personalizado com ícones de títulos que ele possui, como campeonatos da NBA, prêmios como MVP ou calouro do ano e em quantas vezes fora convocado para o jogo mais estelar da liga.

Confira a seguir todas as imagens detalhadas deste trabalho.














You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO