branding futebol europeu

Novo Logo da Premier League - Flexível e Global

11.2.16Andy Santos


A mais rica liga de futebol do planeta está de cara nova, o campeonato inglês ganha um visual clean e reformulado. A Premier League apresentou o primeiro passo da sua nova identidade, que é seu leve, rápido e flexível logotipo, que dará seu start na temporada 2016-17.

O projeto foi concebido através de parceria da liga com as agências DesignStudio e Robin Brand Consultants. Um dos aspectos mais significativos, e que se percebe de cara é a ausência do patrocinador. O banco Barclays, que vinculou por anos seu nome ao principal campeonato nacional do futebol agora sai de cena. Essa "ausência" de patrocínio fora uma decisão estratégica da Premier League para o novo posicionamento de marca, reforçando sua nomenclatura para facilitar seu reconhecimento mundo afora.

"A partir da próxima temporada, nós vamos nos afastar da imagem do patrocínio e a competição será conhecida simplesmente por Premier League, uma decisão que oferece a oportunidade para considerarmos como nós queríamos nos apresentar como uma organização e como uma competição”
palavras estas do diretor da Premier League, Richard Masters.

Os clubes que disputam a primeira divisão inglesa são forças globais, Chelsea, Arsenal e Manchester United são exemplos desta realidade. O propósito da Premier League é além de ser organizadora ter o mesmo peso de marca quanto seus afiliados. Ter um logo que seja limpo, ágil de ser lido, jovem e fácil de memorizar facilita bastante estes planos. E é o que aconteceu.


O símbolo do leão coroado permanece. Contudo, em vez do corpo inteiro, está apenas a cabeça, visando para cima, imponente em ângulo diagonal. Os traços são naturalmente limpos, semelhante a uma estampa, assim mais simples para a memória do espectador absorver. A tipografia, de corpo forte, sem serifas e suaves traços geométricos fazem também parte desse processo. 

Neste projeto agiram num ponto do design que sendo bem planejado o resultado fica fantástico, considerando símbolo e tipografia como peças moldáveis. Daí se consegue a flexibilidade desejada e trabalhar o conjunto em diversas posições e aplicações, até numa abreviação. No logotipo atual não é tão fácil de se conseguir. Mesmo ele sendo modificado nos últimos tempos para ficar mais leve, ele não possui essa gama de possibilidades.


“Nós estamos muito felizes com o resultado: uma identidade visual que é relevante, moderna e flexível(...)"
disse também Richard Masters

Para causar impacto no ato do lançamento, foram mostradas as possibilidades do logotipo sobre fundos de cores chapadas e bem fortes. Movimento perfeito para captar novos fãs e fidelizar os atuais. Mesmo não estando no mercado já dá para prospectar em mente interessantes peças como camisetas, jaquetas, vinhetas de tv etc. Para dar um gostinho foram exibidas algumas aplicações, nos dando uma boa ideia do que virá pelos próximos meses.

"Nosso objetivo foi criar uma identidade que reconheça a todos que façam parte de um dos mais emocionantes campeonatos do mundo”, declara Paul Stafford, CEO do DesignStudio. “E com uma nova cara para o icônico Leão, nós criamos uma identidade que é voltada para as demandas do mundo moderno. Ao mesmo tempo que permanecemos fiéis à história e ao patrimônio da Premier League."








You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO