arte basquete

Sacramento Kings Relê seu Passado Projetando sua Nova Identidade

29.4.16Andy Santos


E ocorre mais um rebrand na NBA. A novidade foi trazida pelo Sacramento Kings, que relê o seu passado, de quando a franquia aportou na atual sede na capital californiana, construindo sua nova identidade visual em gráficos e valores que ressaltam suas raízes em Sacramento.

Rolou um burburinho há tempos atrás de que o time sairia de Sacramento, da existência de cidades interessadas em receber a franquia. Entretanto nada disso aconteceu, os Kings permaneceram e o fato fez a necessidade de um gesto para fortalecer as relações com a comunidade, algo bem corriqueiro nos esportes made in USA.

O primeiro foi o anúncio de um novo ginásio, o Golden 1 Center, prontinho para jogos a partir da temporada 2016-17. O segundo é a elaboração, construção e apresentação de uma repaginada identidade visual, que além de trazer o habitual frescor da novidade é uma estratégia de reforço mais presença da marca. Absolutamente necessário, pois os Kings não são atualmente uma das franquias mais lembradas na liga.
Conduzido pela RARE Design, o projeto fora essencialmente inspirado em antigos elementos. O novo logotipo principal é uma releitura de 1985, que é a junção entre uma coroa estilizada e uma metade de bola de basquete, respectivamente nas cores vermelho e azul, contendo duas famílias tipográficas ao estilo modernas para as nomenclaturas. Detalhe que o logo dos anos 80 é uma adaptação do projeto de 1975, quando os Kings eram sediados em Kansas City.



A versão 2016 opta pelas cores lilás e cinza (presentes na identidade anterior), uma família tipográfica com estilo mais ao square, com curvas em algumas extremidades de caracteres. E na questão mais visível, a modernização e readequação na forma da coroa e da bola, cada uma cedendo espaço para a palavra "Kings" se destacar. "Sacramento" saiu do topo para aparecer dentro da coroa.

Curioso que o material mais novo é um mix do que se tem de melhor entre os logos da década de 80 e 90. Esse último é até coerente, possuindo itens corretos como a própria coroa e sabres, contudo sua forma é pesada e difícil de se gravar na mente. Chegamos a 2016 com a nova identidade sendo um fator para o sucesso no futuro, com ela trazendo outras novidades.

Novidades essas bem caprichadas nos logos alternativos, brindando ao projeto a figura do leão, clássico ícone de realeza. Tem também a versão simplificada do logo original, onde aparecem as iniciais SAC. Parte de um dos novos uniformes com o SAC já foi divulgada e rapidamente a identidade visual ganhou vida e aplicações, como você pode observar a seguir.




















You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO