arte branding

O Salto ao Próximo Nível na Nova Identidade Visual dos Panthers

8.6.16Andy Santos


O Florida Panthers, das franquias mais jovens da National Hockey League, fez um salto ao próximo nível e mostra ao mundo a sua nova identidade visual, a primeira grande mudança após 23 anos de fundação. O produto disto é um conjunto gráfico que vai do logotipo aos uniformes, passando pelas peças de mídia que vem carregado de personalidade e bebe em expressivas fontes inspiradoras. Como ingredientes bases de inspiração para o projeto, que teve participação direta dos donos no processo criativo, há as formas e cores da identidade do estado da Flórida e valores militares.

Iniciemos nosso olhar pelo logotipo principal, a bandeira que levará a marca dos Panthers em todo lugar - sai a clássica pantera saltante e no seu lugar entra um escudo, apenas com a cabeça do animal, com olhar intimidador, e a palavra "Florida" acima (a inscrição "Panthers", no mesmo formato é a versão secundária). A composição vem com dourado, azul e vermelho, cores do estado sede. O formato de escudo e a tipografia nas inscrições tem vistas aos aspectos militaristas, dentro do conceito de orgulho, foco e força. Inspirado diretamente no logo do 101st Airborne (uma divisão de infantaria no Exército americano, especializada em ataques aéreos), a insígnia dos Panthers deseja mostrar expressão no universo de 30 times na NHL.


Falei em expressão, e sempre digo que quando ocorre mudanças nas identidades de equipes Made in USA a maioria dos projetos visa aumentar mais ainda o que já são consideradas marcas valiosas ou simplesmente dar uma chacoalhada em tudo, desde o coração da franquia até a comunidade de fãs. Os Panthers passam a mensagem, começando pelo logotipo principal de que não são uma instituição para fazer número, que estão ali para representar bem o local onde se instalaram há mais de duas décadas e daqui em diante serão dias gloriosos.

Vincent Viola, proprietário e presidente declara as seguintes palavras:
"Eu acho que estilo do logotipo está à vanguarda de coragem. A idéia de você colocar um escudo no uniforme de hóquei é algo para se proteger, mas também protegê-lo. Queríamos algo que comece uma nova tradição de ganhar e demonstre coragem e dedicação altruísta a uma busca da equipe da vitória."

Não tem jeito, qualquer marca esportiva para sobreviver tem que se manter vencendo por algum tempo. Ainda mais no sul da Flórida, uma região em que há milhares opções para se divertir além de ir pra arena assistir jogos. A região nem pode se comparar à tradição de tempo de hóquei no gelo de cidades ao nordeste americano e Canadá. A comunidade ainda se acostuma ao valor deste esporte. Então é necessário largar o visual dos anos 90, e mostrar o que você almeja, com linguagem clean e direta, como é este projeto.

Um aspecto inovador em design esportivo que os Panthers trazem são os logotipos secundários, dispostos em forma espelhada/alternada. Eles estarão presentes nas mangas das camisas, mostrando o desenho da pantera em posição de ataque, sobre uma bandeira estilizada da Flórida, acima o arco vermelho e contornos dourado e azul com a palavra ora Florida, ora Panthers. Ressaltando que a pantera saltante não fora aposentada, ela agora ganhou novo visual, com as cores mais atualizadas e traços de forma mais limpa.




Ao contrário do meu temor, visto as prévias e imagens vazadas, os uniformes são de encher os olhos, um dos mais belos esteticamente criados nessa era recente, fazendo jus às palavras de Vincent Viola ao construir uma nova tradição e uma nova identidade vencedora. Seu filho John ficou lado a lado com a equipe da Reebok no desenvolvimento e a suas palavras sobre o projeto são exatamente sobre o título deste texto, sobre o salto ao próximo nível:
"Queríamos realmente colocar uma ênfase na ideia de que esta era uma nova era para a franquia. Não é necessariamente uma nova direção, mas uma nova evolução, uma nova maturidade para a franquia."

Os calções continuam azuis, o dourado entra no lugar do amarelo e as camisas vermelhas e brancas desse conjunto sofrem uma completa revolução de elementos gráficos e posicionamentos dos mesmos. Ao peito o desenho do escudo, para mostrar ao adversário qual franquia se defende. Por trás uma grande faixa, ou branca, ou vermelha, contornada pelo dourado em suas extremidades, se estendendo até as mangas. Mangas essas que agora abrigam os logos secundários alternados, acima da grande faixa, e os números vão para cima dos ombros, essa uma inversão ao padrão de uniformes na NHL. A tipografia numérica continua a mesma dos kits anteriores. Os capacetes concentram os dois logos secundários, um na parte de trás e outro nas laterais do topo. Na gola, em vez do laço apenas o cadarço formando um "X". E as faixas nas meias seguem o padrão nas camisas.



Mais um interessante case, mais um extenso e ambicioso programa de trabalho entre Reebok e Panthers, no qual o design é sempre bem valorizado e esperamos que os projetos nessa área sejam melhores ainda! Veja a seguir mais imagens, deixe seu comentário.















You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO