design design gráfico

Logos da NHL para Winter e Heritage Classic 2016/17

18.8.16Andy Santos


Um hábito recente e que está se tornando uma forte tradição. É assim que podemos definir o Winter Classic e o Heritage Classic, que são partidas de hóquei no gelo organizadas pela National Hockey League (NHL) em arenas esportivas ao ar livre.

São eventos que trazem um retorno de marketing tremendo para a liga, fazendo os fãs ficarem fieis e ansiosos para os principais atos da temporada, junto com as finais da Stanley Cup. E você deve saber o que é o fator que ajuda e muito a fazer a cara de cada evento. Se respondeu logotipos...Bingo! Vamos conferir sobre os dessa temporada, respectivamente sediados em Saint Louis e Winnipeg.

Usualmente os logos nas edições do Winter Classic se utilizam de elementos das cidades ou do campo de jogo para a composição da identidade visual. No Heritage é parecido, existem sim referências às cidades, mas em escala menor. Em todas as edições a folha de plátano, símbolo do Canadá, aparece margeando toda a insígnia.

Para Saint Louis não seria nada diferente disso. Seu principal monumento, o Gateway Arch se localiza na parte de cima. Fazendo a emenda com o arco vem a letra W, que junto dos outros caracteres vem de família tipográfica cursiva, sendo quase uma oficialidade para compor a palavra Winter em todos esses anos. Enquanto isso a palavra Classic vem composta pelo desenho mais geométrico, com pontas nas extremidades dos caracteres. 

Falando em ponta, note também a referência mais direta ao inverno nas pontas de gelo na palavra Winter. Acima da letra T se localiza o puck, ou mais conhecido como disquinho preto. As cores foram bem aplicadas, bem sóbrias, exemplo disso é a placa vermelha na parte inferior, tudo bem posicionado, o tom sem chamar a atenção, o desenho da placa bem correto, os recursos para dar volume também são discretos. O que destoa um pouco é a escolha tipográfica para "2017" e "Saint Louis" na placa. Na versão que aparece o logo da Bridgestone ela substitui o par de sticks.

Interessante sempre no mundo do design é que apenas uma letra, uma palavra pode causar um impacto gigantesco. É o caso da versão em francês do logo para o Winter Classic, para atender o mercado canadense que tem este idioma como materno. E dessa região sai o maior vencedor de títulos, que é o Montréal Canadiens. Classic se torna Classique e Winter vira Hivernale. As nomenclaturas invertem a posição e o tom azul escuro que fica ao fundo fica com uma área muito maior. Para dar volume aos caracteres apenas o cinza e o puck ganha a sensação de movimento entre as palavras como uma cauda de cometa. As pontas de gelo se transferem para o H e o L. Nas apresentações em francês até o logotipo da NHL muda, passando a ser LNH (Ligue Nationale de Hockey).

No logo do evento canadense vemos ao centro, sobre a folha vermelha uma placa azul, com contornos em amarelo bem ao estilo neo old school, contendo a nome Heritage Classic. A primeira nomenclatura se apresenta numa família que se assemelha ao estilo western, contudo em formas e curvas cleans, cada metade tem um tom amarelado, do mais escuro ao mais claro. O Classic vem em formato cursivo, com o C maiúsculo descolado dos outros caracteres, mas ao mesmo tempo os envolvendo. 

Logo abaixo uma imagem estilizada da ponte estaiada de pedestres com o centro da cidade ao fundo. Essa parte da composição é formada por uma elipse, lembrando até rapidamente de como eram dispostas as fotografias antigamente, diferente do retângulo, que é o lugar comum para se mostrar uma foto atualmente. Nas margens os sticks sustentam as faixas que mostram o ano de 2016 e o nome da cidade sede.

Que você achou dos projetos? Dê sua opinião nos comentários ao fim do post, esperamos trocar ideias!

You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO