arte bonecos

Paratoys - Modalidades Paralímpicas com Bonecos Playmobil

2.9.16Andy Santos


Paratoys é uma obra desenvolvida pelo artista plástico 
Heberth Sobral, com consultoria de José Luiz Martins. Em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro o trabalho nasceu para ilustrar na forma mais criativa as modalidades paralímpicas, utilizando bonecos da Playmobil para representar os atletas.

Contudo a alma deste projeto vai muito além do que apenas representar. Vem carregada de um forte conceito que nos leva à reflexão, nos leva a enxergar algo que passa na frente da maioria de nós e ignoramos. Heberth fez as composições com bonecos quebrados, descartados. E de acordo com ele essa é a situação real com o que lidamos com o próximo, especificamente o deficiente físico.


Em sua página no Facebook, Heberth declara:

"Tive na infância um colega deficiente físico, me veio a lembrança em sua tentativa de se incluir nas brincadeiras, mas sempre o descartávamos, ninguém queria ele no time. Hoje, adulto ,vejo o grau de desprezo no qual enfrentam, "jogava-mos" ele fora todos os dias sem se dar conta.

De uma maneira lúdica é uma forma de voltar a infância e dizer as outras crianças para perceber as diversidades de condições e ver que aquela criança que você não queria no seu time pode vir a se tornar um atleta de ponta!"

O cenário lúdico proposto pelo artista nos faz pensar como ainda temos que amadurecer como sociedade. E lançar mão de brinquedos, uma das referências mais fortes para as crianças, contribui de forma gigantesca para este futuro amadurecimento completo. Fora que Playmobil significa uma marca forte e simpática, projetos que usam os bonecos da série tem chances altíssimas de darem certo.


Anatomicamente os bonecos Playmobil estão distantes da proximidade com o ser humano real, porém não sei que mágica, que aura eles possuem porque eles transmitem uma veracidade enorme ao trabalho, sem contarmos o toque de simpatia citado anteriormente, porque as suas faces estão sempre com expressão sorridente.

Confira a seguir mais imagens do projeto Paratoys, deixe seu comentário =D













You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO