automobilismo capacete

A Despedida de Felipe Massa do GP Brasil Graficamente Falando

14.11.16Andy Santos


Ainda bem que não me antecipei, ainda bem que não fragmentei informações que são mais especiais juntas. O sexto sentido me disse que o fim de semanada da despedida de Felipe Massa do GP Brasil de Fórmula 1 conteria algo especial. Infelizmente não foi com o desempenho na pista como o fã de corridas imaginou, contudo teve emoção do tamanho de Interlagos, e graficamente falando, houve uma bonita homenagem coletiva que marcam de intensa forma o nome do piloto brasileiro na História.

Massa não foi um mito das pistas. Entretanto, com seu talento, garra e estima o tornaram querido dentro do complicado ambiente de F1 e angariou a simpatia e torcida brasileira. Tanto é que aconteceram fatos inimagináveis dentro do universo um tanto engessado da categoria top do automobilismo mundial - a Martini, patrocinadora master da equipe Williams, abdicou de usar seu nome no aerofólio e nas laterais da carenagem para colocar as palavras "Obrigado" e "Massa". Dependendo do ponto de vista se lê "Obrigado Massa" ou "Massa Obrigado".


Comentei em algumas oportunidades que a Martini incorporada à Williams fez dessa parceria apresentar dos carros esteticamente mais bacanas em tantos anos. Nesse quesito onde a marca italiana de bebidas pousa é sinônimo de sucesso. Sua identidade visual transita entre o tradicional e o jovial e prestar este gesto ao piloto do carro 19 agrega bem mais valor à sua marca.


O segundo tributo à Massa, vem da Jens Munsen Designs, atualmente quem desenha os capacetes da maioria dos pilotos no grid e a faz da forma mais competente. Para Interlagos o design original dos traços se manteve, tendo como novos elementos as cores verde e amarelo na maior parte da peça, na parte de cima se forma uma bandeira brasileira estilizada, culminando com o círculo azul com a faixa "Ordem e Progresso".


Neste desenho o diferencial não é exacerbar o patriotismo apenas, e sim mexer com o emocional, tanto de Felipe e sua família, como o dos fãs. Pois basicamente em todos os pontos do capacete há fotografias com momentos profissionais e pessoais do piloto que mais venceu pelo Brasil nos últimos tempos. Um panorama de tantos anos dedicados de forma integral ao automobilismo.


Como último ato, a galera da Alpinestars entregou pro Massa um macacão simples, mas muito estiloso para seu último GP em casa. Para não interferir muito no estilo clean Williams-Martini de ser, a solução fora inseria nas extremidades das mangas e na perna direita bandeiras do Brasil estilizadas, sendo formadas a partir de losangos. Apesar da geometria a impressão que dá visualmente é que a bandeira tem o aspecto orgânico, como se fosse um grande árvore e especialmente os losangos verdes são suas folhas. 


Esplêndidos e justos agraciamentos de parceiros, iniciando um final de semana que culminaria com o desfile com o pavilhão nacional pela pista, com lágrimas e aplausos do público, de atuais e antigos companheiros. Infelizmente o campeonato de 2008 não veio por pouco, mas a dedicação de Massa ao esporte o faz campeão sem troféu, mas de corpo e alma.

Deixe seu comentário! Será uma satisfação trocarmos uma ideia!

You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO