arte Botafogo

Estádio Nilton Santos Customizado - Resgate da Identidade Botafoguense

21.12.16Andy Santos


Podemos afirmar com toda segurança que o resgate da identidade, da autoestima botafoguense está em curso. Depois de amargar mais uma temporada na segunda divisão e remontar sua equipe com dificuldades financeiras, o Botafogo de Futebol e Regatas mandou bem no Brasileirão 2016 e se classificou para a Copa Libertadores. Com uma boa perspectiva no horizonte o clube reformula seu programa de sócio torcedor e mostra ao público boas surpresas, a maior delas o Estádio Nilton Santos (Engenhão) customizado nas cores alvinegras.

Cadeiras em preto e branco, no lugar do neutro azul. O clássico emblema da estrela solitária se faz presente nas arquibancadas e nas extremidades das curvas da pista de atletismo, de predominância na cor preta, também substituindo o azul. Os assentos têm a possibilidade de conter o nome e sobrenome do sócio, pagando uma cota. Fazendo uma aproximação entre clube e torcedor, fazendo este último sentir que parte do estádio é sua, que um pedaço da marca Botafogo é de sua propriedade. No alto da arquibancada do setor leste, a estrofe "Foste herói em cada jogo", extraída do hino composto por Lamartine Babo. Do túnel para o campo, a escadaria com o emblema alvinegro, e nas laterais pôsteres mostrando a simbiose entre time e torcida.





Há quase dez anos o Botafogo tem a concessão deste estádio, construído originalmente para os jogos Pan-americanos de 2007. Contudo só com essa mudança estética o próprio clube vai poder falar com todas as letras que este espaço é sua casa. Como a paleta de cores faz uma gigantesca diferença logicamente no olhar, mas na questão da identificação, da estima.




As imagens neste artigo são apenas ilustrativas, em pouco tempo esse projeto virará realidade e o campo tomara esta personalidade. O design mais uma vez é peça fundamental neste processo, equilibrando os tons e as formas no objetivo de tornar a peça algo forte, legível e que cause emoções nos fanáticos e apreciadores do futebol em geral.

You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO