Atlético de Madri branding

História e Futuro - Novo Emblema para o Atlético de Madri

19.12.16Andy Santos


Ah, que desafio gigante é mudar um emblema para um clube de futebol! Mexer com tradições estabelecidas e convencer conjuntos de diretores e torcedores imersos em valores construídos há mais de 100 anos. O Atlético de Madri se propôs a isto e apresenta seu novo emblema, a estrear oficialmente na temporada 2017-18.

Mais do que adequar sua insígnia a padrões contemporâneos, esta mudança vai muito mais além, marca um dos momentos mais importantes na história do Atléti, jogando de igual para igual em âmbito doméstico com Real Madri e Barcelona e galgando seu espaço a nível europeu com suas participações na Uefa Champions League. Contando também com o novo estádio, chamado de Wanda Metropolitano.



Ficou à frente do projeto a agência Vasava. Seu diretor criativo, Bruno Sellés, afirma que o conceito para a criação fora voltar à essência, mostrando a força dos signos relevantes em tantas evoluções do escudo, na forma mais clara e menos barroca possível. Reduzir todos os elementos em excesso, sem significado. Um exemplo disso é a borda dourada que na linha do tempo é um item que sempre ia e voltava na identidade dos Colchoneros.

Alcançar a simplicidade, tendo personalidade e conseguindo manter a comunicação de pontos clássicos foi o problema a ser trabalhado. Resultou-se num emblema mais vivo e orgânico. Repare que os contornos do escudo possuem curvaturas, a parte de cima fica bem mais evidente, sendo uma referência ao primeiro símbolo, datado de 1903.


Os tons de vermelho e azul são mais fechados em relação ao anterior, facilitando mais a leitura de cada elemento. Repare também que a relação de posição entre as listras vermelhas e brancas mudou e elas estão com maior comprimento. O urso apoiado no medronheiro, que na verdade é o símbolo do brasão de Madri com as 7 estrelas, se preenche de azul, também dentro deste conceito da organicidade.

Mudar o logo, o escudo, a identidade visual de instituições esportivas é assunto corrente neste espaço e tal transformação do Atlético está ligada aos planos do clube estar como marca no primeiro plano da Europa, logo mais com espaço pleno a nível mundial. Para isso sua cara necessita atender à urgência da simplicidade e rapidez, para ser compreendida por todos, fãs e não fãs.

Confira a seguir o vídeo produzido pelo Atlético, explicando o projeto.


You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO