arte branding

O Novo Logotipo da Eredivisie - Campeonato Holandês de Futebol

16.5.17Andy Santos


A Eredivisie, que é a liga que organiza o campeonato holandês de futebol, apresenta seu novo logotipo, já visando a próxima temporada 2017-18. Dos recentes logos de equipes e/ou ligas esportivas é com certeza um dos mais bem construídos, bem conceituados e fáceis de entrar na mente.

Você lê o símbolo - um círculo cortado circundando a letra E. Simplicidade na composição, carregada de um conceito-base. A formação deste ícone se inspira no círculo central do campo de futebol, onde o jogo literalmente começa. Onde se inicia o que é uma mistura de emoções, não à toa o esporte mais popular do planeta.


Desenvolvido pela agência local Dog and Pony, o novo logo da Eredivisie nasce com a missão de ser uma virada conceitual na liga, de forma a ser mais atraente pros torcedores holandeses e de fora do país. Depois que a Premier League inglesa se transformou em uma fortíssima marca, as vizinhas na Europa desejam trilhar o mesmo caminho.

O interessante é que a liga, em sua declaração fala sobre mudanças na sociedade:
"A evolução da sociedade e da Eredivisie torna necessário renovar a aparência e força do logotipo". 

Muito boa essa consciência como entidade, de que está acompanhando as tendências e necessidades no mundo, e que o design tem papel fundamental neste processo.
Antigo e novo logotipos da Eredivisie, lado a lado
Falando em força do logotipo... que tal a tipografia que conversa de forma equilibrada com o símbolo? Com jeitão Helvetica de ser, esta família sem serifa tem uma estrutura bem forte, sem atrapalhar a estrela do show que é o ícone que simboliza o início da partida. E ela tem a possibilidade de ser dinâmica, com três possibilidades de aplicação. Uma que vocês viram na capa, com largura muito maior do que a do símbolo, outra mais curta e mais integrada e a terceira em arco, se posiciona sobre a insígnia.

Em relação à questão cromática, o azul real será mais recorrente, mas também com possibilidades da presença do vermelho e do branco, formando as cores da bandeira holandesa.

A seguir, confira um vídeo com a apresentação da nova identidade visual da Eredivisie. Curtinho e bem impactante.





You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO