arte basquete

Portland Trail Blazers Mostra a Atualização do seu Logo

10.5.17Andy Santos


A novidade da semana no mundo do design esportivo fica por conta do Portland Trail Blazers, das mais clássicas franquias na NBA. Uma semana após serem eliminados dos playoffs, os Blazers apresentam a primeira etapa de sua nova identidade visual, com o logo atualizado.

Aproveitando, assim como outras equipes, a troca da Adidas pela Nike como fornecedora, o time de Portland mantém a arrojada forma-base de catavento, que o identifica por mais de 40 anos. Na novíssima versão ela se dispõe em aspecto clean, leve, mais fácil de ler do que o logotipo anterior, de 2002.
Lado a lado, o símbolo antigo e o novo dos Trail Blazers
O bacana em analisar um logo novo, ou uma atualização é descobrir seus conceitos, o que cada detalhe significa. Por exemplo, da relação das linhas vermelhas e brancas (ou pretas, dependendo da aplicação) com o fundo preto. Aliás, o vermelho volta a ser posicionado na parte superior do logo, como era até o começo do século. Mas voltando, repare que são cinco linhas de um lado, cinco do outro, com o centro vago. São a representação do jogo de basquete, dois times de cinco jogadores, em competição. O espaço vago é o centro da quadra. O movimento e a simetria da forma refletem a mecânica e a fluidez do jogo.

Pontos que mostram as bases desta viagem de construção e conceituação do logo dos Blazers
Cada uma das linhas é sustentada por uma sexta, em direção diferente. Este detalhe mostra a conexão entre elas, significando o trabalho em equipe. Você que lê este post pode estar pensando... "Mas que viagem!". Tem mais ainda curiosos detalhes. Como o do por quê da base de angulação do símbolo é em 45 graus. Simples, esta maneira representa a cidade de Portland, localizada na latitude de 45º Norte.

Acredite, a latitude da cidade de Portland ajudou a conceituar a angulação do símbolo
E a tipografia? É bem parecida com o que se vinha apresentando na identidade anterior, mas mantendo a coerência do conjunto novo, sendo clean. A família da nomenclatura "Portland" é sem serifa, mas com alguns discretos arrojos no "P" e no "T", representando o estilo do povo no noroeste estadunidense. No "Trail Blazers" a fonte é de estilo square. Interessante que na composição completa do logotipo o nome da cidade é infinitamente maior do que o do time.

Logo completo

Logo com apenas o nome da cidade


Agora é aguardar as novas etapas da id. visual, como os uniformes e a quadra. Se quiser ver mais detalhes, clica na página dos Blazers trailblazerslogo.com/logo.


You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO