arte basquete

5 Logos Bem Criativos na NBA

6.12.17Andy Santos


Há alguns posts atrás mostramos logos bem criativos na NHL (veja aqui). Agora é a vez de vermos os 5 logotipos atuais na NBA que valem muito a pena de admirar e prestar atenção. Já vale o destaque para as conexões com o nome da equipe e a atividade-fim, que é tendência  forte nestas identidades visuais.




MIAMI HEAT
A mescla entre o fogo e a bola de basquete, passando pelo aro, como uma bela cesta da vitória. Esse é o símbolo e mola-mestra do logotipo da equipe de Miami A forma é a mesma, desde sua fundação, com a diferença que a versão atual consiste em cores chapadas, diferente da bola de fogo em gradiente que perdurou até o final dos anos 90. Naturalmente as cores são quentes, complementado com o preto, mas as tonalidades não são gritantes, tornando a composição leve. Coerente ao símbolo, a tipografia é dinâmica através do seu posicionamento em itálico, tem força e um pequeno toque de charme com a chama na letra "T".
UTAH JAZZ
O Utah Jazz apesar de não estar mais em Nova Orleans manteve o nome e o mais importante, o estilo clássico de logotipo. Após uma década usando identidade visual que mostrava as montanhas rochosas e geladas de Utah, a equipe voltou as origens, com o pitoresco símbolo que é ao mesmo tempo a letra "J" e o saxofone, complementado pela multicolorida bola de basquete. A paleta de cores fora bem escolhida e é equilibrada. Dinamismo e estilo marcam a tipografia.


PHOENIX SUNS
Esse que vos escreve tem certas ressalvas em relação à tipografia no atual logo do Phoenix Suns. Pode discordar de mim, porém é desnecessário o jogo entre cinza e branco pra demonstrar volume. Contudo é mantido o arrojado símbolo do sol estilizado, cheio de raios e no seu núcleo a bola. Tal ícone foi um marco no início da década de 1990. Ele é protegido por um contorno cinza, que tem o mesmo formato do que envolve toda a composição, um selo preto, acompanhando o dinamismo do símbolo.


HOUSTON ROCKETS
IDos mais minimalistas e acertados logotipos da NBA é o do Houston Rockets. O vermelho e o branco se intercalam tanto no positivo quanto no negativo, com uma leves contornos em preto. Pelo aro não passa uma bola, mas sim a letra "R" que na sua haste esquerda tem a ponta que remete ao foguete, e na parte inferior, formas que remetem ao fogo emitido pelo veículo em decolagem. 


MINNESOTA TIMBERWOLVES
Das composições apresentadas neste artigo, a dos Timberwolves é a mais recente (de 2017) e a mais sóbria na forma e paleta cromática. O mascote da equipe é a figura central, cabeça erguida e fazendo seu uivo. Os posicionamentos e espaços que o cinza e os dois tons de azul são de uma harmonia ímpar. E o contraste está presente nos três pontos de verde, no focinho, olho e a representação da estrela do norte, que é a base para a bola de basquete. E como descrever essa tipografia? Completamente apropriada, sem serifa, destaque para vértices em alguns caracteres, como o "M". Ao melhor estilo para representar um dos estados americanos em que o frio é sua característica.

Deixe seus comentários sobre os logos descritos, e claro, fique à vontade para citar outros!

You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO