branding city edition

Kits NBA/Nike City Edition

29.12.17Andy Santos


A temporada 2017-18 marca o começo da parceria NBA/Nike e a fabricante tenta emplacar de cara sua marca na maior liga de basquete do mundo com uma concepção diferente de uniformes, e o lançamento que marca o fim de ano são os kits City Edition, que têm no design referências e homenagens às cidades que abrigam as equipes.

Houve uma quebra de paradigmas nas classificações dos uniformes - não há mais o kit de mandante, de visitante etc. A Nike denominou como association (branco), icon (colorido) e statement (o antigo alternativo). Esta quarta categoria "City" traz a novidade nos layouts em relação à disposição de elementos, paletas de cores mais vibrantes e até texturas de fundo.

A seguir vamos dar uma conferida em cada uma das camisas.


ATLANTA HAWKS
Atlanta é a cidade de rico passado, que olha para o futuro. O desenho assimétrico e a cor "marca-texto" são referência ao uniforme de 1970. O preto e a fonte escolhida homenageiam a forte cena musical da capital da Georgia.



BOSTON CELTICS
A textura de fundo reproduz o icônico desenho da quadra dos Celtics, desde o antigo Boston Garden e se repete no atual TD Garden, forte referência à história mais vencedora da NBA. Homenagem também ao antigo treinador Red Auerback na barra da camisa.



BROOKLYN NETS
Homenagem à famosa ponte do Brooklyn, com a nomenclatura da equipe em disposição arqueada e a textura de fundo reproduzem graficamente os cabos de aço desta construção.



CHARLOTTE HORNETS
Com a inscrição "Buzz City" no peito, a referência, o conceito que os Hornets fazem a si mesmo e à sua comunidade é de que se juntam e trabalham duro. As texturas e cores arrojadas nas laterais foram inspiradas nas asas do zangão (hornet).



CHICAGO BULLS
A bandeira da cidade de Chicago é a referência para o layout do kit dos Bulls. A tipografia da nomenclatura e a posição do número do jogador são extraídos do uniforme clássico da equipe.


CLEVELAND CAVALIERS
"Defend The Land" é o famoso lema usado nas campanhas dos Cavs para interagir com sua torcida. O conceito deste uniforme vem simbolizar a proteção à cidade. E também a referência às esculturas na cidade chamadas de “Guardians of Transportation”.



DALLAS MAVERICKS
O preto como base, unido aos fortes tons de azul e verde são para lembrar que a paisagem, que a skyline noturna em Dallas é algo único.



DENVER NUGGETS
A mais de uma milha de altitude, a altitude de Denver apresenta um desafio exclusivo para os adversários. O design do uniforme para os Nuggets é inspirado em sua elevação e apresenta acentos de ouro metálico para simbolizar o refinamento na jornada da equipe para novas ascensões.



DETROIT PISTONS
Detroit é conhecida como a capital do automóvel, o kit dos Pistons é um dos mais sóbrios nesta classe, mas representa através do cinza e azul e as simples formas gráficas, representando a vocação automotiva do lugar.



GOLDEN STATE WARRIORS
A camisa do atual campeão tem seu símbolo da Golden Gate sobre o círculo acrescido de uma composta ilustração de dragão, prestando tributo à cultura chinesa tão presente na região da Baía de San Francisco.



INDIANA PACERS
A extensa tradição em corrida de carros de Indianápolis está estampada no kit dos Pacers. Na camiseta a faixa amarela é quadriculada em tons de amarelo, representando a bandeirada da vitória e o número do jogador envolto no círculo remete ao padrão clássico de identificação dos carros.



LOS ANGELES CLIPPERS
Para celebrar os 40 anos da equipe na Califórnia, os Clippers fazem um resgate cromático e aplica nesta categoria de uniformes. Os detalhes náuticos e a paleta de cores relembrar os anos em San Diego, a primeira cidade deste estado a receber a equipe.



LOS ANGELES LAKERS
Sai o lilás e entra o preto para acompanhar o tradicional amarelo. Essa edição dos Lakers não faz diretamente uma referência à Los Angeles, e sim uma homenagem a Kobe Bryant, conhecido como Black Mamba, que deu títulos e alegrias para a cidade.


MEMPHIS GRIZZLIES
O minimalista kit em branco em preto dos Grizzlies é inspirado no slogan "I Am A Man", dos trabalhadores de saneamento em Memphis, movimento que foi um dos reflexos de eventos, circunstâncias e perdas por causa da segregação, inclusive o assassinato de Martin Luther King Jr.



MILWAUKEE BUCKS
Os Bucks tem a base da sua camisa em creme, com seu mascote na altura do peito, se referindo às muitas construções na cidade de Milwaukee, trabalhadas com tijolos na cor creme, tendo o apelido de Cream City.



MINNESOTA TIMBERWOLVES
Trabalhado em tons de cinza com auxílio do branco, o kit dos Wolves representa símbolos do estilo de vida na região. O cinza remete à pele do lobo, enquanto o branco imita a terra coberta de neve.



NEW ORLEANS PELICANS
Esta edição dos Pelicans celebra o clima vibrante em Nova Orleans, durante o carnaval, ou melhor dizendo, Mardi Gras. As fortes tonalidades representam o poder, a fé e a justiça. Os números do jogador desalinhados simbolizam a energia da cidade, com muita festa e música.



OKLAHOMA CITY THUNDER
A disposição da abreviação OKC junto com as cores e o grafismo, são conceituados no estilo do Thunder jogar nas quadras - rápido, arrojado e dinâmico. 



ORLANDO MAGIC
Quebrar os limites, ir aos limites externos e encontrar algo maior do que o nosso eu individual. Esses são os lemas que conceituam o layout do Magic, indo para lugares além da imaginação. Totalmente caminhando com o que a Disney, a "moradora" ilustre de Orlando, prega em suas atividades.



PHILADELPHIA 76ers
A inspiração para o city edition dos Sixers é o documento de independência dos EUA em 1776. A cor em creme de base, junto com a tipografia na nomenclatura "Phila" remetem ao pergaminho onde foi escrita a declaração que a América dali em diante seria um país independente.



PHOENIX SUNS
"Los Suns" na altura do peito, para prestar homenagem a grande comunidade latina em Phoenix, e todo o legado de trabalho e cultura que eles trouxeram para a cidade. As tonalidades em lilás e o detalhe na parte de trás da camisa são referência à constelação de Fênix.



PORTLAND TRAIL BLAZERS
A textura de fundo é uma representação gráfica que relembra os extravagantes paletós que Jack Ramsey, antigo treinador dos Blazers, usava na beira da quadra. A nomenclatura "Rip City" já é utilizada há alguns anos, ela representa a comunidade, cultura e os fãs. 


SACRAMENTO KINGS
É a primeira vez que os Kings usam seu novo logo alternativo, do leão envolto pela bola de basquete, em seu uniforme. As cores azul claro, vermelho e branco, junto com a disposição gráfica dos elementos, remete à 1985. Que é o ano da chegada da equipe em Sacramento.



SAN ANTONIO SPURS
O padrão camuflado presente em todo o kit, mostra o orgulho de San Antonio em ser apelidada de "Military City". E logicamente presta tributo às mulheres e homens que servem nas forças armadas americanas.



UTAH JAZZ
As gradativas faixas em tons quentes, junto do contorno mais escuro na parte de cima simbolizam a beleza das montanhas rochosas com o reflexo solar, e o convite para se conhecer esses locais pela estrada.



WASHINGTON WIZARDS
O kit dos Wizards celebram deles serem o time da capital, do Distrito de Columbia. A forma da tipografia remete aos tantos monumentos que caracterizam a capital americana.

Obs: Os kits de Rockets, Knicks, Heat e Raptors ainda não foram lançados oficialmente, apesar de circularem imagens extra-oficiais.

You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM

CONTATO